"Barrigas e Magriços" - Encenação e teatralização de Leandro Vale (por: Ana Carrilho)

 

O Portugal Fantástico esteve presente no espectáculo de Marionetas, Barrigas e Magriços, integrado nas comemorações do Centenário do Nascimento de Alváro Cunhal.

Teve a sua estreia no dia 1 de Maio de 2013 no Auditório do Teatro da Nova Morada em Paço D’Arcos.

Com a encenação e teatralização de Leandro Vale, e com a produção do Teatro Nova Morada.

O texto" Barrigas e Magriços" é da autoria de Alvaro Cunhal sobre a história por trás do 25 de Abril.

Alvaro Cunhal conta às crianças a história de um país onde viviam homens conhecidos como os Magriços e outros como os Barrigas, que comiam tanto que acabavam por esquecer o que comiam e como cabia neles tanta coisa...houve quem dissesse que para lá caber tanta comida, os barrigas só tinham estómago. Estes magriços eram magros, porque os barrigas ficavam-lhes com toda a comida e eles passavam muita fome. Ficavam só pele e osso. Os barrigas tinham campos onde trabalhavam os magriços,mas eles recebiam tão pouco, que não lhes dava para comerem, nem à sua família, sendo muitas vezes maltratados.

" Se não tens pão come palha. Isto diziam os barrigas aos magriços.Isto não se diz a ninguém. “

Os magriços que representam a classe operária, revoltaram-se um dia, um dia de primavera. Juntaram-se a eles soldados para os libertarem da opressão." Isto não pode continuar assim

Calhou ser no dia 25 de Abril de 1974 e é a revolta dos Magriços e do que mais fizeram pela sua liberdade e os mesmos direitos.

Álvaro Cunhal militante do Partipo PCP,  defendia a classe operária, travando o partido uma luta tenaz com ações e movimentos.

O país esta hoje mergulhado numa profunda crise.Volta a estar ameaçado e deixa de ser independente.

O Governo, o principal derrotado do 25 de Abril, associado ao imperialismo, está de novo a dominar o país, em resultado das políticas de destruição e a recuperação da política capitalista.

É preciso haver forças revolucionárias para criar e desenvolver ideias estruturais políticas direccionadas aos interesses das classes, no âmbito de apoiar a revolução e de achar uma forma de dar vida à ação revolucionária.

Dizia Marx que sem «Sem teoria revolucionária não há movimento revolucionário». 

E com quem estamos nós agora, com os Magriços ou com os Barrigas...