"A Cidade e o Sol" de Leonor Noivo (por: Ana Carrilho)

"A Cidade e o Sol"


Sara Gonçalves protagoniza a segunda história de ficção da realizadora Leonor Noivo. Já conhecíamos a actriz Sara, no papel de Rita na série "Riscos", e curiosamente, o seu brilho em Rita também o vemos neste personagem que interpreta em a "Cidade e o Sol".
Uma evidência tão desencorajadora no seu olhar, também nós estamos em solidão com ela. Aquela mulher somente concentrada no que está a sentir.
Uma história com pouca história, e uma análise simples, sobre o que um dano emocional pode trazer aos nossos dias, e como os vivemos depois, afecta-nos o comportamento e os pensamentos, e evitamos a todo o custo reviver o trauma.
Com a presença de uma iluminação melancólica no espaço e de tão agressivo que é o sol, esta mulher não consegue olha-lo de frente, tal como não consegue olhar para o que lhe aconteceu.
Percebe-se que ela sofreu uma perda que a perturba e a deixa num estado depressivo e apático. Arruma a casa, passeia os cães sempre com a mesma apatia, naquela cidade quente, luminosa e vazia. A ausência de diálogos é irrelevante, com a clareza de sentimentos e emoções que espelham o rosto da actriz.
Leonor Noivo recebeu uma menção honrosa com "A Cidade e o Sol", no festival de Vila do Conde no ano de 2012 e foi agora seleccionada para a competição de curtas da 4º edição do festival Festin, a decorrer no cinema São Jorge.