"A Dama do Estácio" de Eduardo Ades (por: Ana Carrilho)

"A Dama do Estácio"
Fernanda Montenegro uma grande Mulher da dramaturgia brasileira, é a actriz principal da curta-metragem A Dama do Estácio, sob a direcção de Eduardo Ades.

No papel de uma prostituta, contracena com o actor Nelson Xavier, que interpreta o homem que a ama e dono de uma funerária localizada no Rio de Janeiro. Estes dois actores enchem o ecran. Em profundo desalento a prostituta Zulmira, vive com uma fixação que vai morrer brevemente, e tem um desejo mórbido de comprar um caixão fúnebre. Cortejada pelo dono da funerária e seu antigo amor Timbira, tenta convence-lo a dar-lhe um caixão pomposo. Na verdade ele, Nelson Xavier, recusa a dar-lhe o caixão, insiste em tirar-lhe daquela vida miserável e quer casar com ela. Mas Zulmira recusa-se " não fui feita para núpcias".
A fotografia com um plano fechado, sobressai a indiferença e o descontentamento de Zulmira, nas ruas do Estácio, em muitas alturas com pouca ou nenhuma lucidez.
Esta mulher Zulmira é o retrato de outras mulheres , que todas as noites saiem á rua "já está na sua hora" , para ganharem o pão .
Com 22 minutos de filme, o final exibe Zulmira extasiante e destemperada com um véu na cabeça, a dançar samba em cima de uma carroça, com o seu amigo transsexual, nas ruas do Estácio no Rio de Janeiro e o povo do bairro a acompanha-los num cortejo.
Os aspectos negativos são irrelevantes e poucos, fica-se sem saber com quem a Zulmira casa, ou se casa e será que isso é necessário saber. Estes detalhes acabam despercebidos em detrimento dos momentos comoventes, poéticos e memoráveis onde a actriz brilha.
O plano da chuva, quando Zulmira tira a roupa do estendal é memorável e magistral, a sua expressão é tão transparente, encoraja-nos a acompanhá-la e como ela, ter esperança.
O realizador Eduardo Ardes, inspirou-se no filme de 1965 de Leon Hirszman, adaptado da obra de Nelson Rodrigues "A Falecida" também interpretada pela actriz. Com poucos recursos e pouca experiência Eduardo Ardes juntamente com Fernanda Montenegro e o actor Nelson Xavier ressuscitaram A Falecida.


“Nasci no Estácio.
Eu fui educada na roda de bamba,
Eu fui diplomada na escola de samba.
Sou independente, conforme se vê …”