48 Hour Film Project Lisboa

O 48 Hour Film Project regressa a Lisboa entre 19 e 21 de Junho.

A iniciativa nasceu em 2001 em Washington e decorre hoje em mais de 130 cidades nos cinco continentes, sendo considerada a maior competição de curtas-metragens do mundo.

Neste concurso, várias equipas competem entre si para fazer uma curta-metragem em 48 horas, uma autêntica maratona de criação cinematográfica que puxa ao máximo pelo lado inventivo dos artistas, técnicos e actores que nela participam. A participação está aberta a todos, sejam profissionais, amadores e entusiastas.

Todos os filmes terão de incluir três elementos obrigatórios que serão revelados no arranque da iniciativa, bem como obedecer ao género cinematográfico que lhes for atribuído.

As regras estão explicadas neste vídeo – https://vimeo.com/120612196

As quatro últimas edições do 48 Hour Film Project Lisboa realizaram-se entre 2009 e 2012, das quais resultaram mais de 120 curtas-metragens realizadas pelos participantes, tendo alguns (como "Pháon" e "Avaliação")  contado com figuras conhecidas do público português.

Em 2014, este evento começou também a ser organizado em Castelo Branco, com o filme vencedor "Do Céu Não Caem Lágrimas" a ser exibido em Los Angeles em Março deste ano. 

Na edição de 2015, os cineastas vão partir do Mercado de Santa Clara no dia 19 de Junho, tendo de entregar o seu filme acabado até às 20:00 de dia 21 no Hard Rock Café Lisboa.

Para além de vários prémios para conquistar, a curta-metragem vencedora do certame de Lisboa compete com curtas-metragens de todo o mundo no Filmapalooza, o evento anual organizado nos Estados Unidos da América em que as equipas vencedoras das várias cidades onde se realiza a iniciativa se juntam durante 5 dias de festas, workshops e convívio. Os filmes podem ganhar o troféu de melhor curta do ano, entre muitos outros prémios.

Todos os anos, uma selecção das melhores curtas do Filmpalooza é ainda exibida no Short Film Corner do Festival de Cannes.

A sessão de apresentação dos filmes decorrerá no Cinema São Jorge, no dia 28 de Junho, a partir das 15:00.

A nível institucional, esta iniciativa está a ser apoiado pela CML e pela EGEAC

Para além dos locais onde vão decorrer os eventos, este evento conta ainda com o apoio da CAVE Pro, da Universidade Lusófona, da ESELX, do Ponto LX e do Canal Q.

As inscrições abriram a 14 de Abril, e o preço de inscrição é de 120 Euros até ao fim de Maio. Entre 1 e 15 de Junho, a taxa é de 150€. O número de equipas inscritas é limitado.