"Água boa, Vida Saudável" de Kalú Mendes (por: Ana Carrilho)

  

Água boa, vida saudável (STP) DOC.


Kalú Mendes com um documentário de aproximadamente 14 minutos, apresenta-nos um problema que São Tomé e Príncipe, um país com um território pequeno vive já á muito tempo.
São Tomé e Príncipe conta com uma população cerca de 140 mil habitantes, 95 % desta população fala a língua portuguesa. É uma pequena nação-ilha situada sobre a linha do Equador, ao largo da costa ocidental africana. Durante cerca de 500 anos, até ao momento da independência, em 1975, foi uma colónia portuguesa, funcionando durante a maior parte daquele período como uma economia de escravatura.
Conta com poucos recursos, é um país carente. Mais de metade da população vive abaixo do limiar da pobreza e essa percentagem agrava nas áreas rurais. Essa pobreza está fortemente relacionada com problemas de saneamento e falta de acesso á água potável. Há frequentemente fugas de água consideravéis.
A falta de saneamento e contaminação da água com substâncias tóxicas, microorganismo patógenicos como as fezes do Homem ou animais, podem desenvolver doenças, como a colera e a diarreia e disenteria amebiana que é comum na estação das chuvas.
A água é um elemento chave na existência do homem. É utilizada nas mais diversas actividades humanas. Depois do seu uso é devolvida para o meio ambiente, parcial ou totalmente poluída, com as bactérias, fungos e parasitas, materias organicos ou microorganismos patogénicos, o que compromete a qualidade dos recursos hídricos e pode trazer doenças. Em São Tomé e Príncipe, verificamos um número assustador de doenças e uma taxa de mortalidade e morbilidade alta.
O excesso de chumbo e nitrato, entre outras substâncias quimicas organicas e inórganicas, presentes na água em quantidades despropositadas, são também resultado da poluíção.
Existe uma inacessibilidade geográfica e financeira. Em matéria de apoios, a Cruz Vermelha e outras iniciativas sensibilizadas com esta situação pediram ajuda a outros países, para promoverem o tratamento da água e poderem levar água potavél á percentagem de população mais desfavorecida.
As organizações não governamentais, para além de terem um domínio de intervenção principal, diversificam e ampliam a sua actuação noutras áreas. O governo espanhol também tem ajudado este país.
Métodos de saneamento, protecção das nascentes e desenvolvimento de infra estruturas são algumas das medidas a ter para evitarem a disseminação das doenças, prevenindo a contaminação por meio do consumo de água e dos alimentos.
O vídeo prende-nos visualmente pela fotografia de cenários insulares e pouco inexplorados, praias rodeadas de palmeiras, especíes menos comuns de aves e plantas, de natureza cénica, e as gentes deste povo. Com cores quentes e húmidas, o seu clima equatorial.
Não obstante aos aspectos negativos, São Tomé e Príncipe possui um potencial turístico, um sistema multipartidário dinâmico e um lugar paradisíaco.