BIO

Detido por pirataria informática aos 15 anos, Filipe Melo optou por se dedicar ao piano, interessando-se desde cedo pelo jazz e pela improvisação. Desde então, a sua vida centra-se na música e no cinema, tendo tocado com inúmeros músicos de diferentes áreas. Estudou no Hotclube de Portugal e no Berklee College of Music, em Boston, onde foi bolseiro e se graduou Summa com Laude. Foi vencedor do prémio Villas-Boas da Camara de Cascais, do "Outstanding Musicianship Award" da Berklee e do prémio revelação do site JazzPortugal.

É também professor, arranjador e orquestrador, tendo trabalhado ou tocado com músicos e grupos como Peter Bernstein, Camané, Carlos do Carmo, GNR, Donald Harrison Jr., Jesse Davis, Sheila Jordan, Paulinho Braga, Swingle Singers, Martin Taylor, Perico Sambeat, Herb Geller, Orquestra de Jazz do Hotclube, Orquestra Metropolitana, Orquestra Sinfónica Portuguesa, entre muitos outros. Conta com mais de 12 discos gravados, entre trabalhos como líder e colaborações.

Actualmente, é membro da direcção do Hotclube de Portugal. Lecciona na Universidade Lusíada e na Escola Superior de Música de Lisboa, e frequenta um mestrado com o orientador Mário Laginha. Ensinou ainda cinema e argumento na ETIC e deu várias palestras sobre escrita de guião (Festival de Cinema de Évora, etc.). Foi júri em diversos festivais de cinema, como Fantasporto, Espoo Ciné International Film Festival, (Finlândia) Shortcutz Lisboa, FEST, etc.

Em 2003, fundou O PATO PROFISSIONAL, uma produtora de cinema dedicada ao género fantástico. Produziu, escreveu e realizou vários projectos de culto: "I´ll See You in My Dreams", vencedor do Fantasporto, do Méliès d´Or e de outros 12 prémios internacionais (240.000 espectadores em sala e 4500 DVDS vendidos) e "Um Mundo Catita", uma série de 6 episódios para televisão exibida na RTP em 2008. Realizou ainda videoclips (Moonspell) e documentários para a RTP. Foi ainda realizador de publicidade para duas campanhas da TMN.

Recentemente, foi convidado pela célebre Dark Horse Comics para escrever um argumento para uma antologia comemorativa que contará com trabalhos de Frank Miller (300), Dave Gibbons (Watchmen) e Mike Mignola (Hellboy).

Esta editora será ainda responsável pela edição americana do o livro "As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy", editado pela Tinta-da-China no início de 2010. Este livro está na 3ª edição e conta com um prefácio de John Landis, o mítico realizador de "Thriller". Em 2010, o livro recebeu o prémio de melhor argumento no festival de BD da Amadora.

Este ano foi lançado o segundo volume desta banda desenhada, que conta com um prefácio de George A. Romero, realizador de "A Noite dos Mortos Vivos"

 

CONTACTOS

https://filipemelo.net/live/

filipemelojazz@gmail.com