O MotelX teve o privilégio de exibir este "The Conjuring" antes da sua estreia nacional a 19 de Setembro. Muito se tem falado sobre o filme, para muitos um dos melhores filmes de terror dos últimos tempos e foi, na passada 6ª Feira 13, na mítica sala Manoel de Oliveira do S.Jorge que não apresentava nem uma cadeira vazia, meia-noite, que pude assistir a este tão badalado filme. Duas da manhã, saio da sala com uma certeza.... este não é um dos melhores filmes de terror dos últimos tempos.... ESTE É O MELHOR FILME DE TERROR DE TODOS OS TEMPOS!
 
Desde miúdo que sou fã incondicional deste género, por estes olhos já passaram centenas de filmes , uns bons, uns maus, uns excelentes, outros péssimos mas raros os que me fizeram dar um salto ou me sentir incomodado e arrepiado. Até à meia-noite do dia 13 de Setembro de 2013 apenas dois filmes me tinham feito sentir algo desconfortável. Um deles o "The Grudge- Ju On" que a certa altura me fez olhar para trás de mim por me dar a sensação de que estava alguém comigo. O outro "Mama" numa cena , também utilizada na curta com o mesmo nome que o antecedeu, provocou-me um ligeiro arrepio na pele e frio no estômago. Mas agora, tudo mudou. O "The Conjuring" fez-me estar tenso, ansioso, arrepiado , com as mãos suadas durante quase todo o filme. 
 
O filme retracta um caso verídico ocorrido em 1971 sobre estranhos acontecimentos que ocorreram com a família Perron aquando da sua mudança para uma casa nova numa fazenda, acontecimentos estes que levaram a uma investigação por parte do casal de demonologistas Ed e Lorraine Warren, cujo resultado foi divulgado mais de vinte anos depois.
 
Difícil missão de James Wan a de trazer ao público fã do terror algo que não tenha já sido feito ou inventado mas aqui , e mais uma vez, o realizador prova que o é capaz de fazer com a maior perfeição. Um filme que pouco ou nada apresenta dos cliches clássicos do género, surpreendendo-nos a cada minuto com algo inesperado que nos faz agarrar à cadeira, saltar e arrepiar. 
 
Últimas palavras - muito obrigado James Wan pelo que nos trens trazido a nós fãs do terror, e em especial com este filme que sugiro a todos o verem numa sala de cinema com todas as condições para o poderem apreciar e sentir
 

 

 by:  António Carlos Castro (geral@portugalfantastico.com)