"Um Amor de Perdição" de Mário Barroso (por: Ana Carrilho)

Depois de Milagre segundo Salomé, com Um Amor de Perdição, Mário Barroso, prova-nos que é possivel trazer uma adaptação para o cinema de uma majestosa obra literária portuguesa sem a corromper. O resultado é um filme inteligente com uma fasquia solidificada em uma trama de adolescentes, sem fugir da intensidade e do fatalismo,que presenteia-nos Camilo Castelo Branco com a sua obra. O que há também de semelhante com a obra são o nome das personagens, Simão (Tomás Alves) um jovem destemido, rebelde, que insiste em provocar a família com os seus actos de violencia. Ana Padrão (mãe) mantém sempre a mesma postura elegante e respeitavel de outros trabalhos. Somos confrontados com uma relação quase incestuosa da mãe com o irmão de Simão(Rafael Morais). Uma personagem irresistivelmente simpática, a irmã Rita, um pai advogado austero e uma nova personagem que representa a criadagem, um jovem e simpático negro. Teresa (Ana Moreira) podia ser neste filme a romântica e heroína da trama, mas é quase uma miragem de carne e osso submissa ao tradicionalismo e imposições do pai. Mariana (Catarina Wallestein) representa o ideal romântico , o amor-renúncia, o amor-vassalagem. Ama Simão em silêncio, controla obstinadamente o seu ciúme e ajuda lo a ter informações de Teresa. Torna-se uma confidente e companheira de Simão desvinculada de reciprocidade. Nunca se realiza sentimentalmente mas é a personagem romântica e sacrificada, anula a sua essência por amor a Simão. O expoente máximo no filme,a abordagem do amor incondicional sobrepõe-se à razão, suportado pela musicalidade de Bernardo Sasseti e o cenário urbano da cidade Lisboa, são trunfos para nos prender ao filme. O eixo deste filme remonta-nos para uma outra história romântica incondicional anterior, Romeu e Julieta. Aqui os personagens também vivem um romance reprovado pelos pais e insistem em vive-lo. Em comum, são histórias preenchidas de sentimentos fulminantes, que lhe conferem a ideia de sacrificio, tragicamente românticas.