"Macau" de Rui Filipe Torres - DOC (por: Ana Carrilho)

MACAU 2012 1.IDENTIDADE
Rui Filipe acredita que Portugal está a querer investir novamente em Macau depois de 500 anos. Macau é a região do oriente que teve soberania portuguesa até ao seculo XX, quase sempre partilhada com a China. 
Esta região foi escolhida por Rui Filipe Torres para objecto de estudo numa visão antropóloga, acompanhada de entrevistas e depoimentos de chineses, macaenses e portugueses que estão a viver em Macau. Com alguns pontos de referências dos quais exibe imagens imensamente ricas, e das gentes de diversas etnias que circulam na metrópole. 
Rui apresenta-nos Macau como uma cidade de contraste, moderna e antiga. Uma metrópole de convergências, de culturas entre chineses e portugueses onde a identidade é cada vez mais volátil. É um caso de estudo de interacções sociais, de povos e nações, e onde Portugal continua a estar presente no quotidiano. 
Um dos objectivos de Rui Filipe Torres, foi aproximar-nos da cidade desconhecida que é Macau, sem anular as identidades de cada um sejam culturais, religiosas ou comportamentais. Macau nos dias de hoje continua a ter uma imagem difusa, com uma localização geográfica inacessível, e pouca informação temos sobre o que se passa nesta metrópole. 
Macau em outros tempos foi cenário para povos de marinheiros e comerciantes. 
A globalização é o maior império de relações internacionais, e Macau é o lugar estratégico e central para a ocorrência da mesma. 
“Um país, dois sistemas”, a importância destes sistemas reside no âmbito das relações internacionais. A China é, simultaneamente, “gato branco” e “gato preto”, como o próprio Deng Xiao Ping um dia a caracterizou. A fórmula “um país, dois sistemas, impediu que a ideologia deste país fosse desactualizada, insuficiente e inoportuna. 
A língua portuguesa é o elo de ligação que tem valido a este país, aproxima-lo pelos seus interesses a nível político, cultural e económico. É a sexta língua mais falada em todo o mundo.
Uma curiosidade é o Galo de Barcelos, um souvenir e símbolo de referência do nosso país mas que também convive com o chinês. 
Macau 2012 é o título deste trabalho com realização de Rui Filipe Torres, um olhar sobre a metrópole, que durante 450 anos esteve sobre administração portuguesa e desde a altura é parte integrante da Republica Popular da China.