Casting actores Lisboa - REMUNERADO

NOVA, CALEDÓNIA de ANDRÉ GUEDES e MIGUEL LOUREIRO

8 e 9 de Fevereiro, das 14h00 às 18h00 Forum Dança, LISBOA/PORTUGAL

André Guedes e Miguel Loureiro procuram actores para a sua nova criação ‘Nova, Caledónia’ uma co-produção com a Culturgest.

Data limite para inscrição
5 de Fevereiro

Procuramos:
Actores (masculinos) profissionais
Entre 25 e 50 anos
Com conhecimentos de música

Para trabalho remunerado.

Períodos de trabalho:
* ensaios: 13 de Outubro a 25 de Novembro de 2014
* estreia e apresentações: 26 a 29 de Novembro de 2014

Para mais informações contactar:
catia@orumodofumo.com

Enviar CV e foto para:
catia@orumodofumo.com

Nova, Caledónia
‘Nova, Caledónia’ é o título do projecto que pretendemos desenvolver em 2014 e que toma por referência o lugar onde decorre a última cena do espectáculo que realizámos em parceria*. Esse lugar era o de uma praia na Nova Caledónia, onde se reúnem um grupo de deportados da Comuna de Paris de 1871.
A Nova Caledónia é um arquipélago da Oceânia situado na Melanésia, junto ao Trópico de Capricórnio. O seu clima é tropical. Ao contrário de outras ilhas do Pacífico, com uma origem vulcânica recente, este território é um antigo fragmento da porção meridional do continente da Pangeia que se separou por deriva continental da Austrália há 85 milhões de anos. Isso motiva a particularidade da sua fauna e flora exuberantes serem comuns a outras espécies da América do Sul, Nova Zelândia, Tasmânia e Austrália. De acordo com fragmentos de cerâmica Lapita ali encontrados, os primeiros habitantes terão chegado ao território há cerca de 3000 anos. O povo nativo é descendente de ciclos migratórios iniciados no litoral sul da China há cerca de 6000 anos que passaram por Taiwan, as Filipinas, os arquipélagos indonésios e da Nova Guiné.
Na época moderna, sobretudo no século XIX, como aconteceu em outros países do oceano Pacífico, a Nova Caledónia foi sujeita ao surto colonialista que transformou a estrutura política, social e cultural das suas sociedades indígenas. Esse passado mantém-se de alguma forma presente no actual modelo político-administrativo ligado ainda a França. Proclamada colónia francesa em 1853, o seu estatuto é o de “colectividade francesa ultramarina”, estando previsto entre 2014 e 2019 a realização de um referendo nacional com vista ao futuro institucional do país enquanto autonomia ou não relativamente à República Francesa.
Neste momento do processo de reflexão sobre o projecto o título ‘Nova, Caledónia’ constitui uma matriz visual e histórica, mas também suporte possível de abstracção sobre o qual pretendemos erguer a narrativa. Se a evocação directa desse território nos interessa – a sua geografia, as suas práticas sociais e culturais, a história política na transição histórica nos séculos XIX e XX, o encontro com o outro antropológico – interessa-nos também as possibilidades de transgressão que esta matriz possam conter. A inflexão que a vírgula no título representa, tem justamente a ver com a criação de um momento de suspensão e reposicionamento histórico e morfológico sobre a convenção de um lugar.

André Guedes e Miguel Loureiro

* O espectáculo ‘como rebolar alegremente sobre o vazio Exterior’ foi apresentado no festival alkantara em Lisboa (Teatro A Comuna) e no Porto (Teatro Nacional Carlos Alberto), em Maio e Junho de 2010.